NOTÍCIAS


BMW e SGL CARBON querem dobrar produção de fibra de carbono, diz fonte


domingo, 16 de fevereiro de 2014 17:38 BRT

FRANKFURT, 16 Fev (Reuters) - A montadora alemã BMW e a especialista em carbono SGL Carbon estão planejando dobrar sua produção conjunta de fibra de carbono para 6.000 toneladas por ano ante atuais 3.000 toneladas, afirmou uma pessoa familiarizada com o assunto à Reuters neste domingo.


O jornal alemão de negócios Handelsblatt, que publicou a notícia mais cedo, disse que as empresas estão investindo mais de 100 milhões de euros para expandir a produção na Alemanha e nos Estados Unidos para responder à crescente demanda esperada para os carros elétricos da BMW i3 e i8.

O jornal também disse que a BMW está planejando usar fibra de carbono para os carros da série 7, previstos para o final do próximo ano.

Um porta-voz da SGL Carbon disse apenas que as empresas estavam se preparando para a forte demanda e que expandiram a produção como resultado. A BMW não estava imediatamente disponível para comentar o assunto fora do horário comercial.

A BMW disse no passado que tinha recebido mais de 11.000 pedidos para o compacto elétrico i3 desde sua aparição na Alemanha em novembro, enquanto seu esportivo híbrido i8, previsto para meados de 2014, já teria tido vendas esgotadas para o seu primeiro ano de disponibilidade.

(Por Frank Siebelt)




© Thomson Reuters 2014 All rights reserved.


Samsung poderá substituir o plástico dos smartphones por fibra de carbono



samsung_galaxy_s4
Um dos aspectos em que a Samsung sempre perde pontos nos reviews pela web afora é na construção de seus smartphones. A empresa utiliza há dois anos carcaças de plástico até nos modelos mais avançados, o que não fica tão bonito (ou resistente) quanto o que se espera em linha premium.
Para acabar com esse problema, a Samsung criou uma joint venture (uma associação de empresas que pode ser definitiva, ou não) que criou um tipo de material baseado em fibra de carbono, que pode deixar de lado o material plástico utilizado em smartphones e tablets da linha Galaxy. O grupo que firmou parceria com a fabricante sul-coreana atende pelo nome de SGL Group, que agora será chamado de Samsung SGL Carbon Composite Materials.
“Materiais de baixo peso se transformaram em um importante fator, não somente em aplicações industriais, mas também em mercados de consumo, como mídia digital”, comentou Yoosung Chung, presidente e CEO da divisão petroquímica da Samsung, na Coréia do Sul.

SAMSUNG.jpg

SGL_AUTOTIVE_CARBON_FIBERS.jpg
SGL_BMW.jpg
SGL_JOINT_VENTURE.jpg